Catarse(...)1. Purgação, purificação, limpeza. (...) 3.Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida. 4. O efeito moral e purificador da tragédia clássica, conceituado por Aristóteles, cujas situações dramáticas, (...), trazem à tona o sentimento de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação, desses sentimentos.(...) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986)

domingo, 23 de maio de 2010

As estações da alma

A primavera da alma é quando a inspiração se instala e florescemos por meio da escrita, da composição, dos traços, da criação.

O verão é a colheita pós produção. É o calor n´alma gerado pela troca de idéias, pelas paixões derramadas em canções, pelas dores amenizadas pela forte expressão das tintas.

O outono da alma é o primeiro passo para o interior. São os dias de faxina, quando se escolhe o que deve ser preservado e o que será adequadamente descartado.

O inverno é a colheita da alma. São os tempos de recolhimento, de solidão, de escuta, de calar-se, então. Em homenagem ao silêncio hibernal, recolho-me e escuto o que me aquece o coração:

Gracias a La Vida: http://www.youtube.com/watch?v=WyOJ-A5iv5I

3 comentários:

FC disse...

Eu AMO essa música, e essa versão é mesmo ótima ! Conhece esta com a Violeta Parra (só áudio)?

http://www.youtube.com/watch?v=UW3IgDs-NnA

Quatro estações, quatro momentos completando um ciclo, bela metáfora. E viva o inverno, quando o calor humano fica ainda mais importante...

Anônimo disse...

Ainda bem que ta fazendo um calor danado nesse inverno rs

Manuela Camisasca disse...

Nó que presente pra alma...