Catarse(...)1. Purgação, purificação, limpeza. (...) 3.Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida. 4. O efeito moral e purificador da tragédia clássica, conceituado por Aristóteles, cujas situações dramáticas, (...), trazem à tona o sentimento de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação, desses sentimentos.(...) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Desejo de ano novo

Postado originalmente em 03/06/2006, aqui: http://www.casanocampodacabral.blogger.com.br/2006_01_01_archive.html

Estou com sede
Quero provar de todos os sucos
e saborear o gosto insípido da água
Fome eu sinto,
mas a gula é sempre maior
e é na gula, exatamente por ser um pecado
que eu encontro o prazer
Satisfação é pouco
Sou matéria da pura
pouco trago de espírito
Ainda chego lá
Por enquanto me inspiro em sabores
Deixo-me seduzir por odores,
as delícias pecaminosas do tato
e a saliva do paladar

Desejo de ano novo...
De quem abre abre as portas e as janelas
Quero a brisa porque é romântica
e a ventania que é movimento
a tempestade para que eu finalmente tire as roupas do varal
O sol que me aquece o corpo
e amor pra aquecer minh' alma

Nenhum comentário: