Catarse(...)1. Purgação, purificação, limpeza. (...) 3.Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida. 4. O efeito moral e purificador da tragédia clássica, conceituado por Aristóteles, cujas situações dramáticas, (...), trazem à tona o sentimento de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação, desses sentimentos.(...) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Rugas de expressão

Quando a noite cai, e me desfaço dos meus personagens diurnos, olho-me refletida no espelho e lamento. Ressentida, por ver aquela moça cansada, de olheiras profundas, e coração partido.
Preparo a cama, ascendo o abajur, deixo um copo de água sobre o criado mudo e ensaio alguma leitura relaxante. Dou uma última olhada naquele corpo jogado entre os travesseiros. Penso em alguns reparos que lhe seriam bem vindos. Alguns ajustes no busto: um pouco maior, talvez. Uma empinada nos glúteos e uma torneada nas coxas. Perfeito!
Desvisto-me dos meus desejos de perfeição e retorno, jogada aos travesseiros. Aproprio-me da realidade e me torno humanamente equivocada, torta, marcada, vivida...

Um comentário:

Anônimo disse...

Ana! Amei! Não sabia deste seu dom... Escreves muito bem! Parabéns!
Patricia Rosa