Catarse(...)1. Purgação, purificação, limpeza. (...) 3.Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida. 4. O efeito moral e purificador da tragédia clássica, conceituado por Aristóteles, cujas situações dramáticas, (...), trazem à tona o sentimento de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação, desses sentimentos.(...) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Suposta liberdade

A bondade de se crer num destino certo é que tal crença nos alivia as responsabilidades. Se já está escrito, eu que não vou rasurar.

Mas não me atenho a essas crendices, e prefiro o árduo trabalho de tomar decisões, sempre ponderando sobre os riscos, e calculando os possíveis danos.

Eu sou adepta a tomar decisões. Mas o faço por teimosia. Elas expõem meu lado frágil, meus medos, minhas angústias. Trazem à tona o exato valor a ser pago pela liberdade que tanto prezo.

Costumo repetir a meu filho que liberdade é algo que se conquista com responsabilidade. Que ele não me ouça (não me leia), mas trata-se de balela, engodo. Responsabilidade é conceito que se assimila pelo exercício contínuo da liberdade.

A ignorância é santa, é leve, é descompromissada. Ignorar é viver.

O conhecimento é fantasia de que se é possível fazer escolhas. É viver preso à idéia de liberdade. É condenar-se ao medo da opção pelo pior caminho.

Um comentário:

FC disse...

Muito interessante essa questão da liberdade, do livre-arbítrio... É impossível fazermos sempre as melhores escolhas, mas podemos mudar de idéia, de direção, aprender com os erros e escolher novos caminhos. Então, concordo com você, o exercício da liberdade é fundamental no desenvolvimento do senso de responsabilidade.