Catarse(...)1. Purgação, purificação, limpeza. (...) 3.Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida. 4. O efeito moral e purificador da tragédia clássica, conceituado por Aristóteles, cujas situações dramáticas, (...), trazem à tona o sentimento de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação, desses sentimentos.(...) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Choque de auto conhecimento, em lamento.

Há preços que se paga em deleite. Cada moeda que se tira do bolso vale como um múltiplo gozo.

É estranho como me causa certo asco me ler em frase tão feia. Mas sou eu assim, tão humana e tão ressentida por certas humanidades alheias. Tão enojada das atitudes hipócritas, mesmo que me veja merecedora delas. Mesmo que me reconheça sujeito de muitas delas.

Há cenas que me causam estranheza porque não as consigo dominar com a minha pureza de espírito. São cenas capazes de me escancarar a alma, e a capacidade que tenho de ser vil, estranha, superficial, medonha.

De tudo isso, sobra uma boa impressão de mim mesma. Da minha inabilidade de lidar com o que há de tão ruim em mim, fica a exposição de que no fundo sou pessoa boa. Ou que, intimamente, desejo assim ser.

Agora não me importa mais o que é real, ou que seja mesmo de fato. Trato de coisas que senti. E não foram boas. Foram feias. Coisas que já me pareceram tão belas, e agora, em confusão expressa na face, desdenho, me desfaço, descarto. Em síntese, lamento muito.

Nenhum comentário: