Catarse(...)1. Purgação, purificação, limpeza. (...) 3.Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida. 4. O efeito moral e purificador da tragédia clássica, conceituado por Aristóteles, cujas situações dramáticas, (...), trazem à tona o sentimento de terror e piedade dos espectadores, proporcionando-lhes o alívio, ou purgação, desses sentimentos.(...) Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Hoje recebi a sua carta. Senti uma profunda dor ao ler tudo que você não escreveu. Meu coração soletrou palavra por palavra, como um mantra em Déjà vu. Você parecia partir repetidas vezes, enquanto eu reiterava a dor de quem fica em prantos.

As lágrimas se romperam. Na tentativa de transgredir a dor, me pus a pensar-me um mito. E se assim eu fosse, teria me convertido em rio e levado aquela magoa até o mar, onde me diluiria em sal e me quebraria em ondas.
Mas sou eu de carne e osso, e me desdobro em faces para apaziguar a alma e caminhar mais leve.

Mais uma vez segui meus rituais. Li e reli cada palavra. Reiterei a despedida, a dor, a saudade, a mágoa, a raiva, o ódio, a dor de novo, a saudade, a falta de ar, a falta do chão, mais raiva, lágrimas, o retorno do ar, um pouco de mágoa, a saudade, o chão, dor, ar, ar, ar, chão, paz...

O peito ainda aperta. O envelope guarda as flores e o conteúdo cheio de carinho e agradecimento. Na gaveta encontra-se tudo, a dor que nego para seguir a vida, e a paixão subtraída por sentimentos nobres e palavras doces.
Do lado de fora, ando em plumas, com um silêncio de quem deseja chamar-te a atenção.

Nenhum comentário: